Digital Humanities 2018: “Bridges/Puentes” – Call for Papers
Alliance of Digital Humanities Organizations
Organizado por Red de Humanidades Digitales (RedHD), La Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e El Colegio de México (Colmex)
26-29 de Junho de 2018
https://dh2018.adho.org
@dh2018cdmx
Email de contacto: dh2018@adho.org
Prazo para envio de propostas de Paper/Poster/Painel: 11:59pm GMT-6 (fuso horário da Cidade do México) 27 de Novembro de 2017.
Prazo para envio de propostas de Workshop/Tutorial: 11:59pm GMT-6 (fuso horário da Cidade do México), 16 de Fevereiro de 2018.

I: INFORMAÇÕES GERAIS

A Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) convida ao envio de propostas sobre qualquer aspecto das humanidades digitais para a sua conferência anual. O tema da conferência de 2018 é “Bridges/Puentes,” e contribuições que abordem o tema ou que foquem aspetos como a mobilização de conhecimento, a colaboração entre investigadores e comunidades acadêmicas, as relações de investigação e epistemologias Norte/Sul, a globalização e a exclusão digital, a investigação dirigida ao público e envolvida com a sociedade civil, a tradução, as ecologias digitais, a cultura hacker, e os estudos digitais sobre populações indígenas são especialmente encorajadas. Seguem-se alguns dos possíveis temas:

  • Investigação em Humanidades através de meios digitais, inteligência artificial ou aprendizagem de máquina, estudos de software, mapeamento e sistemas de informação geográfica, ou desenho de informação e modelação;   
  • Aspectos sociais, institucionais, globais, de gênero, multilingues ou multiculturais das humanidades digitais, incluindo feminismos digitais, estudos digitais sobre populações indígenas, estudos digitais culturais e étnicos, estudos digitais de cultura africana, estudos digitais queer;  
  • Aspectos e interpretações teóricos, epistemológicos, históricos, ou outros relacionados, da prática e teoria das humanidades digitais;
  • Aplicações digitais em estudos literários, linguísticos, culturais, arqueológicos e historiográficos, incluindo as public humanities e outros aspectos interdisciplinares da investigação corrente;
  • Estudos textuais computacionais, incluindo estilística quantitativa, estilometria, atribuição de autoridades, text mining, etc.;
  • Artes digitais, arquitetura, música, cinema, teatro, novos média, jogos digitais e literatura eletrônica;
  • Tecnologias emergentes, como computação física, computadores monoplaca, minimal computing, dispositivos wearable e tecnologias hápticas, aplicadas à investigação em Humanidades;
  • Estudos culturais digitais, cultura hacker, comunidades em rede, exclusão digital, ativismo digital, redes e software de livre acesso, etc.;
  • Humanidades digitais na pedagogia e nos currículos acadêmicos;
  • Estudos de infraestrutura crítica, arqueologia dos média, ecocrítica, etc., no respectivo cruzamento com as humanidades digitais; e
  • Qualquer outro tema relativo às humanidades digitais.

A conferência será oficialmente bilíngue, em espanhol e inglês, pelo que convidamos ao envio de propostas para apresentações nestas duas línguas, assim como nos idiomas para os quais dispomos de um conjunto suficiente de revisores (alemão, italiano, francês e português, esta última com uma importante presença na região anfitriã).

As modalidades previstas para as apresentações são as seguintes:  

  • Pôsters (resumo com máximo de 750 palavras)
  • Comunicações curtas (resumo com máximo de 1 000 palavras)
  • Comunicações longas (resumo com máximo de 1 500 palavras)
  • Painéis com múltiplas comunicações (resumo de 500 palavras + síntese de 500 palavras)
  • Workshops e tutoriais pré-conferência (proposta com máximo 1 500 palavras)

O prazo para o envio  ao Comitê Internacional do Programa de propostas de posters, comunicações curtas, comunicações longas e painéis com múltiplas comunicações termina às 23:59 GMT-6 (fuso horário da Cidade do México) do dia 27 de Novembro de 2017. O aviso de aceitação das propostas será feito a 5 de Março de 2018.

O prazo para o envio de propostas para workshops e tutoriais, incluindo os provenientes de um Grupo de Interesse Especial (Special Interest Group – SIG) termina às 23:59 GMT-6 (fuso horário da Cidade do México) do dia 16 de Fevereiro de 2018, com aviso de aceitação a 16 de Março de 2018.

https://www.conftool.pro/dh2018/

Os participantes e revisores de conferências DH anteriores devem enviar as suas propostas utilizando as contas já existentes, evitando a criação de novas contas. Se se esqueceu do nome de usuário ou da senha, entre em contato com o copresidente do Comitê do Programa Glen Worthey gworthey [at] stanford [dot] edu, ou com Élika Ortega e.ortegaguzman [at] northeastern [dot] edu.

De forma a facilitar a produção das atas da conferência, será pedido aos autores das apresentações aceites que enviem a versão final aprovada dos seus resumos através do DHConvalidator, disponível no ConfTool, que criará uma base textual TEI dos resumos da conferência para posterior processamento.

Encoraja-se os apresentadores a familiarizarem-se com a ferramenta de tradução Global Outlook::Digital Humanities, de forma a estarem preparados para a conferência bilíngue. Incluem-se linhas de orientação e boas práticas para a tradução de slides/posters/folhetos multilingues e tradução comunitária ad hoc: http://go-dh.github.io/translation-toolkit/conferences/

Da mesma forma, os participantes são fortemente encorajados a tomar conhecimento das atuais recomendações para a acessibilidade das apresentações e materiais multimidia. Consulte aqui as diretrizes da Web Initiative do consórcio World Wide Web sobre Acessibilidade das Apresentações: https://www.w3.org/WAI/training/accessible

II: TIPOS DE PROPOSTAS

As propostas podem ser de cinco tipos: (1) apresentação de poster; (2) apresentação de comunicação curta; (3) apresentação de comunicação longa; (4) painel com múltiplas comunicações; (5) workshops e tutoriais pré-conferência. As propostas de comunicação curta e de poster são especialmente bem-vindas; em função da revisão pelos pares e de sua intenção de criar um programa equilibrado e variado, o Comitê do Programa pode sugerir a aceitação numa categoria diferente daquela inicialmente proposta. Como regra geral, o comitê não aceitará mais do que duas propostas de um autor principal ou coautor. As comunicações e os posters podem ser apresentados em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol ou português.

Todas as propostas devem incluir citações relevantes de fontes da literatura apropriada. As citações não são incluídas na contagem de palavras. Adicionalmente, propostas que foquem uma ferramenta ou recurso digital específico devem referir tanto abordagens tradicionais como computacionais ao problema.

Apresentações de Poster

As propostas de poster (resumo com máximo de 750 palavras) podem apresentar trabalho realizado em qualquer tópico relevante, ou propor ferramentas de projeto e demonstrações de software em qualquer fase de desenvolvimento. As apresentações de posters devem ser interativas, criando a oportunidade para a troca pessoal de ideias com os participantes. Na conferência DH os posters não são de modo algum considerados formas menores de apresentação, estando sujeitos ao mesmo rigor na revisão por pares a que se submetem os restantes tipos de contribuições, e as propostas nesta categoria são fortemente encorajadas.   

Comunicações Curtas

As propostas de comunicações curtas (resumo com máximo de 1000 palavras) destinam-se a apresentações dinâmicas de 10 minutos, e são adequadas para relatar experiências ou trabalhos em curso, ou para descrever ferramentas ou software em desenvolvimento. As sessões de comunicações curtas procuram abrir o diálogo entre investigadores que trabalham tópicos relacionados. Na conferência DH as comunicações curtas não são de modo algum consideradas formas menores de apresentação, estando sujeitas ao mesmo rigor na revisão por pares a que se submetem os restantes tipos de contribuições, e as propostas nesta categoria são fortemente encorajadas.

Comunicações Longas

As propostas de comunicações longas (resumo com máximo de 1500 palavras) devem tratar investigação substancial ou concluída; apresentar o desenvolvimento de novas metodologias ou recursos digitais significativos; e apresentar discussões teóricas, especulativas ou críticas rigorosas. A cada comunicação, são atribuídos 20 minutos para a apresentação e 10 minutos para perguntas.

As propostas relacionadas com o desenvolvimento de novas metodologias computacionais ou recursos digitais devem indicar a forma como os seus métodos se aplicam à investigação e/ou ao ensino nas Humanidades, e qual tem sido o seu impacto na formulação e abordagem às questões de investigação. Devem ainda incluir avaliações críticas não só da sua aplicação nas Humanidades mas também das metodologias computacionais utilizadas.

Painel com Múltiplas Comunicações

Os painéis (resumo com máximo de 500 palavras de síntese, e 500 palavras para cada comunicação) devem centrar-se num único tema e ser concebidos para quatro a seis oradores numa sessão de 90 minutos.

Visto que a conferência representa uma ocasião importante para atrair novos estudiosos, de backgrounds diversos, para áreas de investigação específicas, aconselham-se os responsáveis pelas propostas dos paineis a garantir que a composição do painel reflita a composição do campo e/ou o tópico de investigação  tratado, assim como o compromisso para a diversidade expresso pela ADHO, ou que abordem explicitamente problemas nessas áreas. Caso o grupo ou rede de quem propõe o painel seja demasiado pequeno, o Comité do Programa poderá sugerir quem contactar para alargar o painel. Entre em contacto com o copresidente do Comitê do Programa Glen Worthey gworthey [at] stanford [dot] edu ou com Élika Ortega e.ortegaguzman [at] northeastern [dot] edu se precisar de alguma sugestão.

Workshops e Tutoriais Pré-Conferência

Os tutoriais são habitualmente introduções intensivas a técnicas específicas, programas informáticos ou abordagens teóricas com duração de meio dia e um número reduzido de participantes. As propostas para workshops podem ter várias formas, incluindo tanto propostas com uma lista completa de oradores e apresentações, como propostas para se emitir uma call for papers independente, a partir da qual  serão selecionadas contribuições. Os participantes em workshops e tutoriais pré-conferência deverão registar-se para a totalidade da conferência bem como pagar uma pequena taxa adicional.

As propostas devem conter a seguinte informação:

  • Título e breve descrição do conteúdo ou tópico e sua relevância para a comunidade das humanidades digitais (não mais de 1500 palavras);
  • Informação completa de contacto de todos os formadores do tutorial ou responsáveis dos workshops, incluindo um parágrafo resumindo os seus interesses de investigação e área de especialização;
  • Descrição do público-alvo e número esperado de participantes (com base, se possível, em experiências anteriores); e
  • Requisitos especiais de apoio técnico.

Adicionalmente, as propostas de tutoriais devem incluir:

  • Um breve resumo mostrando que o conteúdo central pode ser tratado em meio dia (aproximadamente 3 horas, exceto pausas). Em casos excepcionais, podem ser considerados tutoriais de dia inteiro.   

As propostas de workshop devem incluir:

  • Duração prevista e o formato do workshop (mínimo de um dia; máximo de um dia e meio);
  • Proposta de orçamento (já que se espera que os workshops sejam autofinanciados); e
  • Caso o workshop tenha a sua própria call for participation, um prazo e uma data para a notificação de aceitação das propostas, bem como uma lista das pessoas que tenham aceite fazer parte do Comitê do Programa do workshop.

Tal como acontece com as propostas para os Painéis com Múltiplas Comunicações, aconselham-se os responsáveis pelas propostas dos workshops ou tutoriais a garantir que a composição do workshop ou tutorial reflita a composição do campo e/ou o tópico de investigação   tratado, assim como o compromisso para a diversidade expresso pela ADHO, ou que abordem explicitamente problemas nessas áreas. Caso o grupo ou rede de quem propõe o workshop ou tutorial seja demasiado pequeno, o Comitê do Programa poderá sugerir quem contactar para alargar o workshop ou tutorial. Entre em contacto com o copresidente do Comité do Programa Glen Worthey gworthey [at] stanford [dot] edu ou com Élika Ortega e.ortegaguzman [at] northeastern [dot] edu se precisar de alguma sugestão.

Workshops apoiados por um Grupo de Interesse Especial (SIG) da ADHO:

Os workshops apoiados por um SIG e centrados num tópico relacionado com o respetivo SIG devem seguir as mesmas instruções dos restantes workshops e serão sujeitos a revisão por pares, mas se beneficiarão de especial atenção pelo Comité de Programa.

III: CÓDIGO DE CONDUTA DA CONFERÊNCIA ADHO

A Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) está empenhada em criar um ambiente de conferência seguro, respeitador e de partilha entre colegas para benefício de todos os participantes e para o avanço da investigação e do estudo nas áreas apoiadas pelas organizações que a constituem. O Código de Conduta da conferência Digital Humanities da ADHO está disponível em:   http://adho.org/administration/conference-coordinating-program-committee/adho-conference-code-conduct. Todas as pessoas que enviem propostas para a conferência DH2018 devem cumpri-lo e zelar por ele.

IV: LOCAL E TEMA

A conferência DH2018 terá lugar no Maria Isabel Sheraton Hotel no centro da Cidade do México, e será organizada conjuntamente por El Colegio de México (COLMEX), pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e pela Red de Humanidades Digitales (RedHD). Os organizadores locais são Isabel Galina, Ernesto Priani, Alberto Santiago Martínez e Micaela Chávez Villa. Esta será a primeira vez que a conferência anual contará com o inglês e o espanhol como línguas oficiais, o que dá seguimento aos  esforços da DH2017, a primeira conferência bilíngue, em inglês e francês, proporcionando acessibilidade a investigadores e participantes locais. O tema “Bridges/Puentes” sublinha o compromisso da conferência por uma organização mais global e diversa.

V: BOLSAS PARA INVESTIGADORES EM INÍCIO DE CARREIRA

A Alliance of Digital Humanities Organizations disponibiliza um número limitado de bolsas para investigadores em início de carreira que participem como oradores na conferência. As instruções para a apresentação de candidaturas serão disponibilizadas na página da ADHO no final deste ano: http://www.adho.org.

VI: REGIME ESPECIAL PARA VIAGENS INTERNACIONAIS

Para a conferência DH2018 o Comitê do Programa abrirá uma linha assíncrona especial para apresentações aceites por participantes que não possam viajar até ao México. Nestes casos, as instruções para apresentação de propostas são idênticas às das restantes; os preparativos para as apresentações vídeo, para participantes nestas circunstâncias, serão feitos perto das datas da conferência. Os autores destas apresentações serão convidados a produzir um vídeo com o máximo de 10 minutos de duração, que deverá ser posteriormente enviando para um canal a definir, onde será publicitado pela conferência.

VII: COMITÉ INTERNACIONAL DO PROGRAMA

Copresidente Élika Ortega
Copresidente Glen Worthey
Co-Vice-presidente Fabio Ciotti
Co-Vice-presidente Elena Pierazzo
Representante da aaDH Sarah Kenderdine
Representante da aaDH Chris Thomson
Representante da ACH Lisa Rhody
Representante da ACH Alex Gil
Representante da centerNet Nancy Friedland
Representante da centerNet Brian Rosenblum
Representante da CSDH/SCHN Constance Crompton
Representante da CSDH/SCHN Dan O’Donnell
Representante da EADH Bárbara Bordalejo
Representante da EADH Elisabeth Burr
Representante da Humanistica Björn-Olav Dozo
Representante da Humanistica Emmanuel Château-Dutier
Representante da JADH Akihiro Kawase
Representante da JADH Maki Miyake

 

——

Versão em português por Joana Malta